O perfil socioeconômico e tecnológico dos rizicultores no município de São Mateus do Maranhão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GARCIA, U. S.; WANDER, A. E.; MUNIZ, L. C.; CUNHA, C. A. da; FERREIRA, C. M.

Resumo: Com o objetivo de estudar o perfil socioeconômico e tecnológico dos orizicultores no município de São Mateus do Maranhão, foram aplicados questionários estruturados, além do uso de dados secundários com pesquisa bibliográfica e documental. Com o levantamento dos dados, foi possível observar que a atividade da orizicultura em São Mateus do Maranhão é desenvolvida tanto por pequenos, médios e grandes produtores, com 73% organizados em associações, 24% em Sociedade Limitada (Ltda.) e 3% em empresa familiar, utilizando dois sistemas de cultivo, o irrigado e o sequeiro favorecido. Os resultados demonstram que a comercialização e a aquisição de novas tecnologias são uns dos principais entraves para os produtores, principalmente os pequenos, que têm dificuldades em obter tecnologias para melhorar a atividade e pouco acesso aos mecanismos de inserção no mercado. Isso aponta para a necessidade de políticas públicas que visem a uma assistência técnica direcionada para os canais de comercialização e, sobretudo, acompanhamento técnico efetivo.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.