Caracterização estatística da presença de produção orgânica e sua influência na função de produção agropecuária segundo dados censitários recentes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOMES, E. G.; SOUZA, G. da S. e; GAZZOLA, R.

Resumo: Em um contexto de aumento da demanda por alimentos e por alimentos com atributos de qualidade, os sistemas orgânicos de produção ganham cada vez mais atenção. Neste artigo, com base nos dados do censo agropecuário brasileiro de 2017 agregados em escala municipal, caracterizou-se regionalmente a presença da produção orgânica nos estabelecimentos recenseados, por meio de análises estatística (teste de qui-quadrado e análise de covariância) e do A caracterização regional mostrou que todas as regiões fazem uso da agricultura e/ou pecuária orgânica e essas diferem entre si. A predominância de agricultura orgânica está no Sudeste e a menor proporção está no Centro-Oeste. A classe de renda bruta predominante para os estabelecimentos que praticam agropecuária orgânica é a classe entre zero a dois salários-mínimos, com maior proporção de estabelecimentos na região Nordeste.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.