Atributos dos solos em Florestas com Araucária.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOARES, M. T. S.; BOGNOLA, I. A.; SILVA, K. da; BROWN, G. G.; BELLOTE, A. F. J.; AUER, C. G.; AGUIAR, A. V. de; GOMES, J. B. V.

Resumo: A ocorrência da araucária na região Sul do Brasil foi um dos fatores que mais contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico, principalmente pela rápida aceitação de sua madeira no mercado. Na atualidade, essa espécie tem sido relegada ao segundo plano nos programas de florestas plantadas, onde predominam espécies arbóreas introduzidas (exóticas). A araucária é uma espécie exigente quanto à qualidade do solo, particularmente no que se refere às suas propriedades físico-hídricas, químicas e biológicas. Apesar do conhecimento acumulado até o presente momento sobre a espécie, ainda existem lacunas conceituais a serem preenchidas para embasamento de critérios e técnicas de manejo e uso do solo voltadas ao aproveitamento econômico e à conservação da espécie.

Ano de publicação: 2021

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.