Sistemas Integrados para o Semiárido: contribuições da Embrapa para a disponibilização de sistemas com alto potencial de inovação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SIGNOR, D.; CAVALCANTE, A. C. R.; PACKER, A. P.; ARAUJO, E. C. E.; MARQUES, F. A.; DALMAGO, G. A.; VASCONCELOS, H. E. M.; FERREIRA, R. C. F.; MORAES, S. A. de; TONUCCI, R. G.; RANGEL, J. H. de A.; ARAUJO, A. M. de

Resumo: Os sistemas integrados de produção são uma estratégia para minimizar a vulnerabilidade da pecuária no semiárido. Através desses sistemas é possível gerar produtos de alto valor agregado que trazem novas oportunidades de acesso a mercado, emprego e renda nessa região, que historicamente é afetada pela ocorrência de secas. A Embrapa ao longo dos mais de quarenta anos de existência tem empenhado esforços e conhecimento de sua equipe técnica altamente qualificada no sentido de desenvolver tecnologias de sistemas adaptados às realidades locais, permitindo produtividade e sustentabilidade nos mais diversos ambientes. Em alinhamento com o VII Plano Diretor da Embrapa, atendendo a desafios de inovação presente no portfólio de convivência com a seca, o tema do Sistemas integrados para o semiárido foi tratado em painel de especialistas, organizado pelo Portfolio de convivência com a Seca, aplicando ferramentas de Design Thinking com o objetivo de identificar matriz de problemas e soluções, identificando tecnologias aptas para um processo de prototipagem, acelerando o processo de inovação, a partir da base tecnológica de sistemas integrados já desenvolvida pela empresa. O presente documento traz informações relevantes levantadas por especialistas a partir de demandas qualificadas de stakeholders e a equipe do comitê gestor do Portfólio de Convivência com a Seca disponibiliza para o conhecimento de todos, essas informações, através desse documento, que subsidiará a construção de novos projetos e parcerias dentro do tema pela Embrapa. Uma leitura necessária a todos os interessados em uso de sistemas integrados para a agropecuária no semiárido.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.