Doenças em araucárias.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AUER, C. G.; SANTOS, A. F. dos

Resumo: A araucária ou pinheiro-do-paraná, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze, foi uma das principais fontes de madeira serrada na região Sul do Brasil e Nordeste da Argentina (Deschamps; Wright, 1997), sendo uma das bases de desenvolvimento econômico da região, nos séculos XVIII e XIX, mas, no momento, a espécie encontra-se em risco de extinção. No passado, a araucária foi uma importante fonte de renda de muitas empresas madeireiras dessa região, com a comercialização e exportação da madeira serrada para uso em mobiliário e para construções rural e urbana. Em função da redução na oferta de matéria-prima, iniciou-se um processo de substituição da araucária pelos pinheiros da América do Norte e Europa, como forma de manter ativo o parque industrial baseado na araucária, nos meados do século XX. Há poucos relatos fitossanitários dessa espécie no Brasil, sendo que os primeiros surgiram por ocasião do início de sua silvicultura. A descrição e medidas de controle das principais doenças de Araucaria angustifolia são fornecidas neste capítulo.

Ano de publicação: 2021

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.