Pesquisa em clima organizacional e qualidade de vida no trabalho na Embrapa Agricultura Digital: resultados e análise.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VAZ, G. J.; MOURA, M. F.; TELES, E. R.; MARTINI, A. V.; SOARES, M. D.

Resumo: Questões de qualidade de vida no trabalho (QVT) e clima organizacional são temas de grande importância para as empresas, pois fornecem o suporte necessário para que os empregados continuem atuando de maneira a contribuir mais efetivamente no cumprimento de sua missão. Uma tarefa fundamental é a realização de pesquisas periódicas para o diagnóstico da QVT e do clima organizacional. Na Embrapa, as ações relacionadas a essas questões são normalmente lideradas pelos Comitês de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Na Embrapa Agricultura Digital, o comitê local conduziu uma nova pesquisa em 2020 com o intuito de fazer esse diagnóstico para, em fase posterior, propor ações que procurem melhorar aspectos considerados desfavoráveis e manter a favorabilidade dos elementos já positivos. A Embrapa já tem uma metodologia de pesquisa de QVT e clima organizacional bem consolidada, de maneira que é possível aplicar novas pesquisas e comparar seus resultados com pesquisas anteriores. Assim, essa evolução passa a ser uma fonte de informações importante para que a gestão da Empresa possa tomar ciência da situação e orientar as equipes, a fim de manter sempre um clima organizacional favorável a seus empregados e cuidar da qualidade de vida no trabalho. Os resultados da pesquisa de 2020 mostram que houve grande avanço na Embrapa Agricultura Digital, considerando-se os retratos de 2014 e de 2020, reflexo das ações tomadas nas gestões que passaram pela unidade nesse período e da contribuição dos empregados com ações e comportamentos que favorecem o ambiente organizacional

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.