Uso continuado de plantel de tambaqui (Colossoma macropomum) durante o ciclo reprodutivo anual.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AMARAL, A. da C.; OLIVEIRA, R. G. de S. de; O'SULLIVAN, F. L. A.

Resumo: O tambaqui (Colossoma macropomum) caracídeo da bacia Amazônica, atualmente é a espécie nativa mais produzida na piscicultura no Brasil e em alguns países vizinhos. Em ambiente natural, a reprodução do tambaqui ocorre através de estímulos ambientais durante a migração e em cativeiro, através da indução hormonal. Atualmente, a manutenção de reprodutores em cativeiro tem custo elevado, principalmente com a alimentação e isso requer que o desempenho dos reprodutores seja otimizado para justificar esses gastos. Com o objetivo de realizar induções repetitivas a cada 45 dias e otimizar o uso de matrizes e reprodutores de tambaqui em um mesmo ciclo reprodutivo, foram induzidos quatorze casais de tambaqui com hipófise de carpa macerada. Durante o experimento, os mesmos casais fora utilizados e somente os casais que tiveram resultados positivos, ou seja, liberaram gametas mediante pressão abdominal, foram reproduzidos novamente. Na primeira reprodução, 64,28% dos casais apresentaram sucesso reprodutivo e a média do peso dos oócitos foi de 565 gramas, na segunda reprodução, 44,4% dos casais reproduziram e a média do peso de oócito foi de 394 gramas e, na terceira reprodução, 75% dos casais reproduziram e a média do peso total dos oócitos foi de 299 gramas. A taxa de desova variou de 2 a 16% do peso corporal durante as três reproduções. A média da taxa de fertilização foi de 83,16%; 89,73% e 79,53% e a taxa de sobrevivência embrionária até próximo à eclosão foi de 83,9; 81,5 e 70,8% respectivamente, em cada reprodução. Esses resultados demonstram que, em cativeiro, o tambaqui tem uma rápida recuperação ovariana ou retém uma alta reserva ovariana de oócitos maduros após a desova induzida (artificial). Desta forma, o presente estudo demonstrou que é possível o uso múltiplo da fêmea de tambaqui no mesmo período reprodutivo, sem reduzir seu desempenho.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.