Enhancing genetic fitness while maintaining genetic variability in Araucaria angustifolia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACHADO, J. A. R.; AGUIAR, A. V. de; PONTINHA, A. de A. S.; SOUZA, B. M.; SEBBENN, A. M.; HALLSWORTH, J. E.; SOUSA, V. A. de; FREITAS, M. L. M.

Resumo: Araucaria angustifolia fornece madeira, sementes comestíveis e fármacos e possui uma ecologia única (antes compartilhada com a dos dinossauros), mas agora está ameaçada de extinção. Aqui, avaliou-se e reconciliou-se objetivos contrários de aumentar a aptidão genética e manter a variabilidade genética durante a conservação ex-situ de A. angustifolia em um teste de procedencias e progênie para melhorar o vigor de crescimento. Após 33 anos do plantio, a altura, o diâmetro à altura do peito, volume e a sobrevivência das árvores foram medidos. Os componentes da variância e as estimativas dos parâmetros genéticos foram determinados utilizando o método REML/BLUP. Dezesseis cenários de seleção foram testados usando duas estratégias: seleção entre e dentro das progênies, e seleção apenas dentro das progênies, cada um para oito intensidades de seleção de árvores de sobrevivência total no ensaio (7,6, 11,5, 15,3, 19,1, 22,9, 26,8, 30,6 e 34,4%). Variação genética significativa entre procedências e progênies foi detectada para todos os caracteres. Para todos os caracteres de crescimento, a herdabilidade no nível médio (0,419-0,542) e dentro das progênies (0,186-0,207) mostrou a possibilidade de melhoramento da população pela seleção entre e dentro da progênie. A estratégia de seleção mais eficaz para melhorar o fenótipo de crescimento, mantendo um tamanho efetivo da população próximo ao original foi a seleção de 19,1% dos indivíduos dentro das progênies (três fêmeas e dois machos). Isso preservou variabilidade genética suficiente entre e dentro das procedências e resultou em ganho genético, possibilitando a produção de sementes de maior valor.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.