Atividade residual de mesotrione em algodoeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FONSECA, B. T. da; CAVALIERI, S. D.; IKEDA, F. S.; METZ, L. H.; BALAN, M. A.; LIMA JUNIOR, F. de M.; SILVA, J. N. da; FERNANDES, D. O.

Resumo: A constante aplicação de glyphosate nos sistemas de produção de grãos e fibras tem selecionado biótipos de plantas daninhas resistentes e espécies tolerantes a esse herbicida. Assim, a utilização de herbicidas alternativos com diferentes mecanismos de ação mostra-se como opção para o manejo e prevenção da resistência considerando a sucessão/rotação de cultivos, principalmente de milho, soja e algodão. Nesse contexto, o herbicida mesotrione, registrado para controle de plantas daninhas em milho, pode ser uma alternativa para reduzir a pressão de seleção do glyphosate, por atuar inibindo a biossíntese de carotenoides, interferindo na atividade da enzima 4-hidroxifenil-piruvato dioxigenase (HPPD) (Chaabane et al., 2008). No entanto, a dinâmica desse herbicida no solo é um fator importante a ser analisado, já que a sua persistência no solo pode vir a afetar a cultura em sucessão. A persistência de um herbicida no ambiente representa a capacidade do composto em apresentar atividade residual, prevenindo a emergência de plantas daninhas numa determinada área por certo período de tempo. Contudo, herbicidas que não se degradam rapidamente podem causar injúrias a espécies sensíveis cultivadas em sucessão, sendo tal efeito denominado atividade residual ou carryover (Dan et al., 2012). Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar a atividade residual do herbicida mesotrione aplicado na cultura do milho hib. DKB 175 sobre o algodoeiro cv. FM 940 GLT cultivado em sucessão.

Ano de publicação: 2017

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.