Saúde uterina de vacas Girolando no pós-parto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, S. A. de S.; NOLETO, G. C. S.; ANDRADE, J. de S.; SILVA, G. M. da; PFEIFER, L. F. M.

Resumo: O manejo reprodutivo é caracterizado como um dos segmentos mais importantes associado com a rentabilidade da pecuária bovina. Um dos fatores que pode afetar diretamente a fertilidade do rebanho leiteiro e consequentemente a produtividade do sistema de produção são as falhas na concepção de vacas no pós-parto. Baseado nessas considerações, o objetivo do estudo foi comparar a saúde uterina e marcadores metabólicos entre vacas multíparas e primíparas Girolando no pós-parto. Para este estudo foram utilizadas 18 vacas da raça Girolando (Bos taurus x Bos indicus) no período pós-parto, mantidas sob regime de pastagem (Brachiaria brizantha), com livre acesso a água e suplementação mineral. As vacas foram suplementadas com concentrado à base de farelo de milho e soja (22% PB e 80% NDT) no cocho duas vezes ao dia logo após a ordenha. As vacas foram avaliadas nos dias 0, 10, 20, 30, 40 e 50 (dias em relação à data do parto, dia 0). Nesses dias foram avaliados o peso-vivo (PV), escore de condição corporal (ECC) o ângulo interno da garupa (AIG), espessura de gordura da picanha (EGP). Além disso, foram coletadas amostras de sangue para análise β-hidroxibutirato (BHBO), todas as vacas foram avaliadas por vaginoscopia para avaliar e caracterizar a presença de descarga vaginal (DV). A cada 10 dias, todas as vacas foram submetidas à coleta de amostras do epitélio endometrial com a técnica de cytobrush. A análise estatística deste experimento foi realizada utilizando o software Statistical Analysis System (SAS 9.0). As variáveis coletadas em função do tempo foram analisadas e comparadas entre os grupos por análise de medidas repetidas, sendo avaliados os efeitos de dias pós-parto, grupo e interação dias pós-parto x grupo. Não houve diferença (P > 0,05) entre as categorias (primíparas e multíparas) para variáveis de PV, ECC, EGP, BHBO, DV e PMN. Entretanto, foi observado efeito do período (dias pós-parto; P < 0,05) em todas as variáveis analisadas. Os resultados parciais observados até o momento indicam que não há diferença no restabelecimento da saúde uterina pós-parto entre multíparas e primíparas. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as vacas entre 40 e 50 dias pós-parto revelam ambiente uterino mais saudável, devido à redução da proporção de células inflamatórias.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.