Caracterização preliminar de acessos do gênero Habranthus (Amaryllidaceae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, R. de C. A.; CASTRO, A. C. R. de; SILVA, E. B. DA

Resumo: Está cada vez mais comum a valorização das plantas ornamentais nos centros urbanos, pois estas conferem sensação de bem-estar aos ambientes. As plantas ornamentais têm a função de transmitir harmonia, sensação de tranquilidade e conforto ao observador, contribuindo para o bem estar mental e físico (Silva et al., 2014). Contudo, apesar de embelezar o espaço, se escolhidas ao acaso, sem estudo prévio do possível impacto ambiental a ser gerado na área e da análise de suas características, não se levando em consideração seu local de origem, seu método de propagação e sua velocidade de eprodução, estas podem se tornar plantas daninhas (Gonçalves; Melo, 2013). Apesar da megadiversidade e participação em diversos programas de melhoramento genético no exterior, o mercado de ornamentais no Brasil é quase exclusivamente composto por espécies de plantas exóticas (Amaral-Lopes; Cavalcanti, 2015). A incorporação de plantas nativas, já caracterizadas, em projetos paisagísticos permite, por exemplo, a inclusão de genótipos mais adequados para cada região, com menor impacto ambiental, mais adaptados ao estresse hídrico, solo, clima e resistentes às pragas locais (Cavalcante-Beckmann, 2017). Entre produtos da floricultura, os itens de maior significância comercial são as flores e folhagens de corte, plantas de vaso, plantas perenes e os bulbos (Neves; Pinto, 2015). As bulbosas de maior importância ornamental são as espécies da família Amaryllidaceae, cultivadas e comercializadas para as finalidades flor de corte ou planta envasada e paisagismo. A conservação de plantas nativas com potencial ornamental é relevante. Muitas delas são passíveis de exploração comercial, por apresentarem diferencial no mercado, devido ao regionalismo, à adaptação e ao importante papel ecológico no paisagismo. As plantas nativas podem ainda proporcionar ganhos ambientais devido à menor exigência para cultivo, principalmente em função da rusticidade e adaptação, contribuindo para a preservação da flora local e reforçando as identidades regionais. Ademais, sua produção e comercialização constituem opções para a geração de emprego e renda. Dessa forma, neste Documento são caracterizados 30 acessos do gênero Habranthus, procedentes da coleção de trabalho de Amarillydaceae da Embrapa Agroindústria Tropical, destacando-se características morfoagronômicas de maior interesse ornamental.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.