Propagação vegetativa de amoreira-preta das cultivares Tupy e BRS Cainguá.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CROSA, C. F. R.; SOUZA, R. S. de; SILVEIRA, T.; MARCO, R. de; ANTUNES, L. E. C.; MARTINS, C. R.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de enraizamento e brotação de estacas caulinares lenhosas e de raiz das cultivares Tupy e BRS Cainguá de amoreira-preta. Para a realização desse experimento foram coletadas estacas caulinares e radiculares das plantas matrizes de amoreira-preta. Posteriormente, essas estacas foram levadas para a casa de vegetação e colocadas em bandejas de poliestireno expandido (72 células) contendo mistura do substrato comercial Turfa fértil® e vermiculita expandida na proporção 2:1 (v:v). Os tratamentos consistiram em diferentes tipos de estacas (caulinar e radicular) e duas cultivares (?Tupy? e ?Cainguá?). O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizados, sendo um bifatorial (cultivares X tipo de estaca) com quatro repetições, contendo 10 estacas cada. Após 97 dias da instalação do experimento foram avaliados os seguintes parâmetros: porcentagem de estacas enraizadas (%), porcentagem de sobrevivência (%), número de folhas, área foliar (cm²), comprimento de parte aérea e da maior raiz (cm), massa fresca e seca de parte aérea e do sistema radicular (g). A propagação da amoreira-preta da cultivar BRS Cainguá pode ser realizada de forma eficaz tanto por estaca caulinar como radicular. No caso da cultivar Tupy teve menor potencial de enraizamento, quando comparada com a Cainguá. As estacas radiculares apresentaram maiores resultados no enraizamento de amoreira-preta.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.