Seleção e identificação de bactérias quitinolíticas isoladas dos rios amazônicos: diversidade e perspectivas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOLOSA, R. dos S.; SILVA, I. J. S. da; SOUZA, T. M. de; CRUZ, J. C. da; SILVA, G. F. da

Resumo: A quitina foi identificada inicialmente como componente de fungos, micélios de algumas espécies podem conter até 20% de quitina, nos cordados funciona de maneira semelhante à do colágeno, a quitina é o constituinte orgânico mais abundante no material esquelético de artrópodes, anelídeos e moluscos, onde fornece suporte esquelético e armadura corporal (2). O processamento de lagosta, caranguejo e camarão resulta na disponibilidade de quantidades substanciais de resíduos de crustáceos e estima-se que mais de 100 gigatoneladas de quitina sejam sintetizadas na biosfera por ano. Quitina e seu derivado N-desacetilado quitosana são dois polímeros biológicos que encontraram inúmeras aplicações nos últimos anos (6). Alternativas aos métodos industriais atualmente usados de fabricação de quitosana e a crescente demanda por uma ampla gama de novos oligossacarídeos de quitosana (COS- chitosan oligosaccharides) aumentam o interesse em enzimas modificadoras de quitina e quitosana como quitinases, quitosanases, quitina desacetilases e polissacarídeos monooxigenases líticos (5;7). Essas proteínas já são ferramentas úteis para a transformação biotecnológica da quitina em quitosana e quito-oligossacarídeos. Além disso, microrganismos quitinolíticos desempenham um papel importante como agentes de biocontrole e antagonistas de patógenos e podem atuar no controle da podridão pós-colheita (3). Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo selecionar e identificar bactérias produtoras de quitinase.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Palavras-chave: Bactéria

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.