Atividade antimicrobiana de bactérias isoladas do rio negro e Rio Solimões contra fitopatógenos de importância agrícola.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A Bacia Amazônica drena mais de sete milhões de metros quadrados de terras e tem uma vazão anual média de 180.000 m³/segundo (1). Os rios da Amazônia apresentam diferenças marcantes na coloração e na transparência da água devido, principalmente, às características físico-químicas (pH, condutividade, dureza, oxigênio dissolvido e matéria orgânica dissolvida), biológicas e geológicas, influenciando diretamente a composição e a formação dos diferentes tipos de água (preta, clara e branca) (2). A diversidade da microbiota aquática dos sedimentos dos rios amazônicos, devido aos poucos estudos, pode representar uma fonte inexplorada para a obtenção de bioativos aplicados em cadeias produtivas diversas, como: agroindústria, farmacêutica e alimentícia. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo selecionar bactérias dos rios Negro e Solimões produtoras de antimicrobianos contra os fitopatógenos: Corynespora cassiicola, Colletotrichum siamense, Ralstonia solanacearum e Rhizoctonia solani.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.