Potenciais metabólitos secundários em Streptomyces cavourensis SOL153 isolada de sedimentos do Rio Solimões.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CALDAS, L. F. G. de S.; SOUSA, T. F.; QUEIROZ, C. A. de; YAMAGISHI, M. E. B.; SILVA, G. F. da

Resumo: O gênero Streptomyces, pertencente a classe Actinobacteria, que destaca-se por ser uma fonte de moléculas bioativas com diversas atividades já reportadas como: anticâncer, antioxidante, anti- alzheimer e principalmente antimicrobiana de uso clínico e agrícola (1;2). Vários estudos têm demonstrado o potencial deste gênero no desenvolvimento de produtos voltados ao biocontrole e promoção de crescimento de plantas (2;3). Apesar de Streptomyces spp. ser amplamente estudado do ponto de vista químico, representantes desse gênero continuam sendo fonte de descoberta de novas moléculas, principalmente com o avanço dos estudos guiados por genoma completo e desbloqueio de vias biossintéticas relacionadas ao metabolismo secundário (4;5). Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo realizar a mineração genômica e identificação filogenômica de uma linhagem de actinobacteria (SOL 153) isolada de sedimentos do rio Solimões visando a caracterização do potencial biossintético e biotecnológico dessa linhagem.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.