Estudo exploratório para identificação e separação de pinhões (Araucaria angustifolia) destinados ao consumo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GODOY, R. C. B. de; PEREIRA, L. O.; NEGRE, M. de F. de O.

Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e quantificar, de forma exploratória, os aspectos visuais e imperfeições encontrados no pinhão, além de testar o método de flutuação para separação de sementes sadias. Foram encontrados pinhões deteriorados por broca, com embrião esverdeado, rosado, gessado e de coloração branca/creme. Os danos causados pela broca foram observados em 26,5% das sementes, com o agravante de que 69% das amostras não aparentavam sinais externos, inviabilizando a separação baseada no aspecto externo, principalmente no caso do pinhão cozido, devido a alteração na cor. As sementes mais atacadas foram as que flutuaram, seguidas das que se mantiveram em equilíbrio e, em menor proporção, as que afundaram.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.