Conservação e uso de recursos genéticos vegetais para a alimentação e a agricultura no Brasil: 2012 A 2019.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ABREU, A. G. de; PADUA, J. G.; BARBIERI, R. L.

Resumo: Os recursos genéticos vegetais são a base para o desenvolvimento e para a sustentabilidade da agricultura brasileira. O aumento da produção e produtividade agrícola na última década permitiu a redução do preço dos alimentos para o consumidor, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população, além da conquista de novos mercados, gerando superavits comerciais, o que contribui para o fortalecimento da economia brasileira. Todos esses avanços só foram possíveis graças ao uso dos recursos genéticos para desenvolver cultivares mais produtivas, resistentes a pragas e doenças e adaptadas a condições específicas de clima e ambiente. Neste relatório são apresentados dados do período de 2012 a 2019, os quais mostram a importância dos recursos genéticos para o desenvolvimento científico, agrícola, econômico e social do Brasil. O relatório traça um panorama da situação dos recursos genéticos vegetais no País, o que fornecerá subsídios para a elaboração e execução de políticas públicas, na priorização de ações e metas para os próximos anos. As informações organizadas e sistematizadas também colaborarão para reportar indicadores associados a metas previstas em acordos internacionais, como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), protocolos e programas da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (Tirfaa). A Política Nacional de Recursos Genéticos para a Alimentação e a Agricultura (PNRGAA) deverá ser um dos destaques do próximo relatório brasileiro. A PNRGAA terá como objetivo auxiliar o País a definir prioridades e traçar uma estratégia de longo prazo para o uso sustentável dos recursos genéticos utilizados na alimentação e agricultura, de forma a garantir e ampliar a segurança alimentar da sociedade brasileira por meio dos sistemas sustentáveis de produção agrícola, catalisando o desenvolvimento rural. A todos que participaram da elaboração deste relatório, gostaríamos de manifestar nossos agradecimentos. Agradecemos o apoio recebido da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agricultural Organization of the United Nations ? FAO) no decorrer da elaboração deste trabalho.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.