Diversidade de organismos edáficos em campo natural e olericultura em Dom Pedrito, município situado no bioma pampa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, S. G. da S.; HANKE, D.; PINA, I. L.; ÁVILA, M. R. de; PILLON, C. N.

Resumo: Os organismos edáficos que habitam no solo exercem diversos papeis fundamentais no ecossistema do planeta, alguns são encarregados pela decomposição da matéria orgânica, disponibilizam nutrientes para o crescimento das plantas, melhoram a produtividade do solo, e ajudam a controlar os organismos indesejáveis no mesmo. O objetivo deste trabalho foi comparar a diversidade da fauna do solo em propriedades agrícolas no município de Dom Pedrito que está localizado no estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi conduzido em duas propriedades rurais do município, com campo natural e produção olerícola. A coleta dos organismos edáficos ocorreu em janeiro (verão) do ano de 2020. Para a captura dos invertebrados foi utilizado armadilhas do tipo PROVID com espaçamento de 10m, totalizando 20 armadilhas em cada área. Depois de sete dias as armadilhas foram retiradas, levadas ao laboratório e posteriormente, encaminhadas para identificação. A fauna edáfica foi avaliada quantitativamente por meio da abundância das ordens, e qualitativamente por meio do Índice de Dominância de Simpson (D). Os parâmetros avaliados para a população da fauna edáfica foram riqueza: abundância, índice de diversidade de Simpson e de Shannon. Os grupos taxonômicos encontrados foram: i) Aracnídea (ácaros, aranhas, opiliões e escorpiões); ii) Hymenoptera; iii) Hemíptera; iv) Homóptera, v) Collembola; vi) Crustaceae e; vii) Demáptera.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.