Relação entre os fatores de decisão e renda para a compra de hortaliças no início da pandemia no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SIQUEIRA, K. B.; CARVALHO, H. M. G.; NASCIMENTO, W. M.; SCHETTINO, J. P. J.; OLIVEIRA, T. S. de C.

Resumo: RESUMO - O consumo de hortaliças é essencial para a qualidade de vida da população, especialmente em um período de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Assim, este estudo objetivou analisar o impacto inicial da pandemia nos hábitos de consumo de hortaliças no Brasil, avaliando a relação da renda mensal com os principais fatores que nortearam os consumidores na hora da compra de olerícolas no Brasil. Para isso, no início da pandemia, foi aplicado um questionário por meio de Formulários Google®, difundido online por meio de aplicativos e redes sociais no formato de pesquisa de opinião. A análise estatística foi feita utilizando-se o teste qui-quadrado de modo a verificar a associação da renda com os fatores de tomada de decisão no consumo de hortaliças no Brasil. Os resultados indicaram que a renda molda o comportamento do consumidor e exerce impactos diferentes para determinadas olerícolas. Além disso, a qualidade se destacou como um fator mais importante do que os benefícios nutricionais na hora da compra de hortaliças, mesmo durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. ABSTRACT - The consumption of vegetables is essential for the population's quality of life, especially in a period of sanitary crisis caused by the new coronavirus. Thus, this study aimed to analyze the initial impact of the pandemic on vegetable consumption habits in Brazil, evaluating the relationship between monthly income and the main factors that guided consumers when purchasing vegetables in Brazil. With this purpose, at the beginning of the pandemic, a questionnaire was applied through Google® Forms, which was disseminated online through applications and social networks in the form of an opinion poll. Statistical analysis was performed using the chi-square test in order to verify the association of income with decision-making factors in the consumption of vegetables in Brazil. The results indicated that income shapes consumer behavior and exerts different impacts for certain vegetable crops. In addition, quality stood out as a more important factor than nutritional benefits when consumers were purchasing vegetables, even during the Covid-19 pandemic in Brazil.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.