Conteúdo melânico do pelame de bovinos Nelore mantidos em pastagens não arborizadas: associações com idade e concentração sérica de testosterona.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AZEVEDO, G. N.; BARRETO, A. DO N.; JACINTO, M. A. C.; GARCIA, A. R.

Resumo: Bovinos criados a pasto nos trópicos estão sujeitos aos efeitos da radiação solar direta, o que pode causar impactos negativos para sua saúde. O objetivo deste estudo foi determinar a quantidade de melanina no pelo de bovinos Nelore ao longo das estações climáticas e estabelecer associações com a concentração de testosterona e idade. Foram utilizados 16 bovinos machos da raça Nelore, lotados em sistema de pastagens rotacionadas a pleno sol, entre janeiro/2018 e dezembro/2018. Para determinar a quantidade de melanina foram realizadas coletas mensais de pelo do dorso dos animais (n=192). As amostras foram processadas e posteriormente analisadas em espectrofotômetro (400 nm). A concentração de testosterona sérica foi avaliada em amostras de sangue colhidas mensalmente (n=192), por radioimunoensaio. As análises estatísticas foram realizadas com o software BioEstat 5.3 (P<0,05). Tanto a melanina quanto a testosterona apresentaram aumento significativo com o passar das estações, sendo maiores no inverno e na primavera (P<0,05). Houve correlação positiva entre as variáveis analisadas, sendo de 0,26 para testosterona e melanina, 0,31 idade e melanina e 0,37 idade e testosterona (P<0,05). Conclui-se que, com o avançar do tempo, a pigmentação pilosa e a concentração de testosterona de machos jovens Nelore aumentam, havendo correlação positiva entre a concentração de melanina contida nos pelos com a idade e a concentração de testosterona circulante do animal. (Processo FAPESP: 2019/04528-6).

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.