Caracterização genética de cepas de Corynebacterium pseudotuberculosis pertencentes à coleção de microrganimos patogênicos a caprinos e ovinos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUSA, N. P.; MONTEIRO, J. P.; FACCIOLI-MARTINS, P. Y.

Resumo: Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente causador da Linfadenite Caseosa (LC), uma doença muito contagiosa, crônica que afeta os ovinos e os caprinos. A LC causa muito transtornos aos produtores, devido não apenas à patogenicidade da infecção bacteriana que leva a formação de abscessos em linfonodos superficiais, internos e em órgãos, como também a sua facilidade de disseminar para todo o rebanho. C. pseudotuberculosis é uma bactéria gram-positiva, que possui dois biovares, Equi e Ovis. Essa classificação é dependente da sua capacidade ou não de reduzir o nitrato em nitrito. Além disso, essa classificação distingue o tipo de hospedeiro de origem (equinos ou pequenos ruminantes) e também aponta a forma de como o patógeno sobrevive no meio ambiente. Portanto, é importante que na rotina de um laboratório, as bactérias sejam isoladas, caracterizadas e identificadas por aspectos morfológicos e bioquímicos.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.