Aspectos socioeconômicos e ambientais do açaizeiro no estado do Amapá.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: EULER, A. M. C.

Resumo: O fruto de açaí é o principal produto da sociobiodiversidade e socioeconomia da Amazônia brasileira, comprovado potencial para alavancar a bioeconomia - modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos (EMBRAPA, 2020). Segundo o IBGE (2020), no Amapá esse produto extrativo movimentou R$6 milhões em 2019 (3.059 toneladas)1, o que representa cerca de 1% da produção nacional. O valor da produção quase triplicou nos últimos dez anos (Figura 1). Porém esses números não refletem a importância desse ativo ambiental na vida da população. De acordo com pesquisa desenvolvida por Carvalho (2017), em 2010 o açaí movimentava cerca de meio bilhão de reais na economia do Amapá, considerando os setores primário, setor de comércio e exportação. Naquela época existiam, somente nos municípios de Macapá e Santana, cerca de 2000 estabelecimentos de processamento de açaí (batedeiras), hoje o número estimado é de 5000 estabelecimentos segundo informações não oficiais de representante do segmento. Se esse número estiver correto, estimamos que entre 25~30 mil pessoas estejam vinculadas a essa atividade econômica. A informalidade do setor é um problema recorrente dessa cadeia de valor, e é consenso entre os produtores e agentes envolvidos que os números oficiais subestimam sua importância.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Amapa

Palavras-chave: Açaí, Produtividade

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.