Nova cultivar de uva sem sementes BRS Vitória: relatório de avaliação dos impactos de tecnologias geradas pela Embrapa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELLO, L. M. R. de; SANTOS, A. C. C. dos

Resumo: O programa de melhoramento genético ?Uvas do Brasil?, foi estruturado visando atender às demandas do Setor vitivinícola nacional, com olhar no mercado e na sustentabilidade setorial. No Vale do São Francisco, a viticultura de mesa se desenvolveu com base em cultivares de uvas com sementes, principalmente a uva Itália. No entanto, à partir do início da década dos anos 90, o mercado internacional se voltou para o consumo de uvas sem semente (apirênicas). Para atender a esse mercado, foi introduzido na região o cultivo das cultivares Thompson, Crimpson e Festival, embora com baixa produtividade e com elevados custos de produção, esta iniciativa mostrou-se inicialmente viável, pois não havia fortes concorrentes no mercado e os preços internacionais eram elevados. Os anos subsequentes foram marcados por incerteza tendo em vista a falta de 3 opção de variedades sem sementes adequadamente adaptadas às condições ambientais do semiárido nordestino. Diante deste cenário, com a falta de variedades competitivas, gerou-se a demanda que motivou a Embrapa Uva e Vinho, a incluir, no programa de melhoramento existente, ações no sentido da obtenção de cultivares de uvas apirênicas, com características específicas para aquelas condições ambientais. Desde então, foram geradas e lançadas, até o ano de 2021, seis cultivares, sendo que até o momento o destaque em termos de área cultivada é a BRS Vitória, embora seja crescente as áreas implantadas com as cultivares BRS Ísis e BRS Núbia.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.