Qualidade de novas cultivares de feijão-caupi durante o armazenamento.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, A. V.; GOMES JUNIOR, R. A.; FREITAS, A. F. de; BASSINELLO, P. Z.; FREIRE FILHO, F. R.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar quatro novas cultivares de feijão-caupi com relação às suas propriedades físico-químicas, nutritivas e tempo de cocção dos grãos, logo após a colheita e após armazenamento por 180 dias. Observou-se que as cultivares apresentaram alto teor de proteínas, com valores variando de 23,88% (BRS Bené) a 29,43% (BRS Guirá), variação para teor de ferro de 4,31 mg/100 g (BRS Utinga) a 5,93 mg/100 g (BRS Guirá) e para zinco de 3,48 mg/100 g (BRS Bené) a 4,27 mg/100 g (BRS Natalina). Verificou-se que os macronutrientes analisados se mantiveram estáveis com o armazenamento, já para os micronutrientes, observou-se redução nos teores de ferro para as cultivares BRS Natalina e BRS Bené e de zinco para todas as cultivares. Com relação à coloração do tegumento, para a cultivar BRS Bené observou-se escurecimento dos grãos, em função do armazenamento. As cultivares de feijão-caupi estudadas apresentam cocção rápida (média geral de 12,77 minutos logo após a colheita), a qual não se altera significativamente (média geral de 14,29 minutos) após 180 dias de armazenamento. Entre as cultivares estudadas, a BRS Guirá destaca-se com alto teor proteico e do mineral ferro. Já para o mineral zinco, a BRS Natalina apresenta o maior teor entre as cultivares analisadas.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.