A massificação da produção de sementes crioulas e o fortalecimento da soberania alimentar.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALMEIDA, S. C. R. de; RIBEIRO, W. C.

Resumo: A experiência do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com o Projeto Nacional de Sementes, no estado de Santa Catarina, Brasil, insere-se entre as novas práticas do movimento da soberania alimentar. O presente artigo objetiva mostrar em que medida essa prática fortalece essa soberania. O texto foi constituído a partir da pesquisa de campo realizada entre 2015 e 2016 com camponeses do MPA e da rede de guardiões e multiplicadores de sementes, gestores públicos e pesquisadores envolvidos no processo, dialogando com a literatura sobre o tema. Conclui-se que o movimento construiu um legado importante para a estruturação da soberania alimentar no país, tanto do ponto de vista de saberes técnicos quanto político e institucional para subsidiar políticas públicas para o setor de soberania genética.

Ano de publicação: 2022

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.