Uso de bioclásticos marinhos na agricultura.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: WORKSHOP BRASILEIRO DE LITHOTHAMNIUM, 1., 2022, Rio de Janeiro.

Resumo: O Brasil apesar de ser um player mundial na produção e exportação de alimentos, fibras e energia, advindas do seu setor agropecuário, é extremamente dependente de fertilizantes importados. Essa dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores deixa a economia brasileira, fortemente apoiada no agronegócio, muito vulnerável às oscilações do mercado internacional de fertilizantes. Logo, o momento atual de extrema desorganização das cadeias mundiais de suprimentos, principalmente a cadeia de fertilizantes, esse tema: Granulados Bioclásticos Marinhos (GBM), ainda pouco conhecido e utilizado no país, tem de vir à tona para discussão técnica e científica do seu uso para a agricultura, já que temos a maior reserva mundial desses bioclásticos. A exploração e o uso de bioclásticos marinhos no Brasil são assuntos ainda desconhecidos e sensíveis para a maioria da população brasileira e necessita urgente ser trazido para a discussão honesta e profunda com a comunidade técnica e científica, a fim de analisar a sua viabilidade técnica, econômica e sustentável, porque podemos estar diante de um mar de oportunidades sustentáveis para o Brasil, bem como, a oportunidade de vim do mar, parte da solução para a os solos nacionais. Esta publicação descreve de forma precisa todas as palestras técnicas e mesas redondas apresentadas no 1º Workshop Brasileiro de Lithothamnium, que teve como principal ênfase o uso desses bioclásticos marinhos na agricultura, organizada pela Embrapa Solos e pela Rede FertBrasil ocorrida em maio de 2022. Esperamos que essa publicação contribua com o assunto e abra esse importante debate técnico-científico no país.

Ano de publicação: 2022

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.