Nanofibras poliméricas eletrofiadas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, B. V. M.; ANDRE, R. S.; MERCANTE, L. A.; CORREA, D. S.

Resumo: INTRODUÇÃO Baseada na terminologia normativa definida pela Organização Internacional de Normalização (ISO, do inglês International Organization for Standardization) e publicada em setembro de 2008 (TS 27687 ? ?Nanotechnology ? terminology and definitions for the ?nano-objects?, i.e., Nanoparticle, nanofiber and nanoplate?), a definição de ?nano-objetos? é resguardada a partir dos seguintes parâmetros: (i) As dimensões de nano compreendem o intervalo entre 1 e 100 nm. (ii) Objetos nano são materiais com pelo menos uma de suas dimensões no domínio nano. Dentre os nano-objetos, podemos destacar três exemplos frequentemente alvos de estudos na área de nanotecnologia e ciências de materiais. As nanopartículas (Figura 6.1a), como os pontos quânticos de carbono,1 são nanomateriais que contêm as três dimensões na escala nano (zerodimensionais, 0D); as nanofibras (Figura 6.1b), tal como os nanotubos, nanofios e nanobastões, são nano-objetos com duas dimensões na escala nano (unidimensionais, 1D); e as nanoplacas (Figura 6.1c), possuem apenas uma dimensão na escala nanométrica (bidimensionais, 2D), como as folhas de grafeno.5

Ano de publicação: 2022

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.