Rendimento forrageiro e valor nutritivo de clones de Pennisetum sob cortes, na zona da mata seca.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, M. A.; LIRA, M. A.; SANTOS, M. V. F.; DUBEUX JUNIOR, J. C. B.; FREITAS, E. V. de; ARAUJO, G. G. L. de

Resumo: bjetivou com este trabalho verificar a produção e valor nutritivo de cinco genótipos de Pennisetum (IRI-381, Venezuela, Elefante B, HV-241 e Hexaplóide) sob corte na Zona da Mata Seca de Pernambuco. As amostras foram obtidas de uma área útil de 2,0 m 2 , num delineamento em blocos casualizados com 6 repetições. Após o corte de uniformização, efetuaram-se quatro cortes a intervalos de 60 dias. Foi tomada uma amostra de três perfilhos de cada parcela. Foram avaliados os percentuais de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM), digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) carboidratos totais (CHOT) e carboidratos não fibrosos (CNF). Os genótipos avaliados apresentaram rendimento médio de MS de lâminas foliares de 1,7 t/ha/corte e de colmos de 2,1 t/ha/corte, não havendo diferença entre clones (p>0,05). Nas lâminas foliares e nos colmos, respectivamente, observou- se 21,1 a 15,1% para MS; 9,1 a 5,3% para PB; 73,2 a 77,7% para FDN; 40,3 a 47,4% para FDA; 9,6 a 11,6% para MM; 1,9 a 0,7% para EE; 56,2 a 56,3% para DIVMS; 79,3 a 82,4% para CHOT e 11,4 a 9,7% para CNF. Os clones apresentaram de média a alta herdabilidade e rendimento forrageiro e valor nutritivo semelhantes, quando manejados aos 60 dias de idade nas condiçoes da zona da mata seca de Pernambuco.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.