Cultivo do pessegueiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RASEIRA, M. do C. B.; PEREIRA, J. F. M.; CARVALHO, F. L. C.

Resumo: As pesquisas sobre a cultura do pessegueiro remontam aos trabalhos iniciados na década de 1950 pela extinta Estação Experimental de Pelotas. Sem dúvida alguma, os resultados obtidos ao longo de mais de meio século de trabalho têm contribuído, decisivamente, para a melhoria dos sistemas de produção utilizados por produtores de diversos estados do Brasil. Isso tem proporcionado aumento da competitividade da cadeia produtiva da cultura e da indústria de processamento. Os conhecimentos acumulados sobre a cultura do pessegueiro foram compilados e publicados em 1998, pela Embrapa, no livro A Cultura do Pessegueiro e, de forma mais ampliada e atual, em livro publicado em 2014, intitulado Pessegueiro, também publicado pela Embrapa. Com esta atualização do Sistema de Produção Cultivo do Pessegueiro, a Embrapa Clima Temperado visa atender demandas, principalmente de produtores, para que esses possam ter acesso às informações sobre as técnicas de produção, de uma forma simplificada e prática. Espera-se que as informações apresentadas nesta publicação contribuam ainda mais ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pêssego, com reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida dos produtores e dos demais componentes dessa cadeia. Nesse sentido, esta publicação contribui para o atingimento de parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, "Erradicação da fome: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável", especialmente quanto às seguintes metas: 2.1 "Alimentos Seguros: até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano; 2.3 Produtividade de pequenos produtores: até 2030, dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola; e 2.4 Agricultura sustentável: até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo".

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.