Técnica de manejo de plátano D'Angola para espaçamentos e arranjos agroflorestais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RONCATTO, G.; ROMANO, M. R.; DEON, A.; BOTELHO, S. de C. C.; WRUCK, D. S. M.

Resumo: Resumo: A bananeira (Musa spp.) é uma espécie originária da Ásia e tem grande importância econômica, pois é cultivada em todo o território brasileiro (Borges, 2004; Borges et al., 2006). O seu cultivo ocupa o segundo lugar em volume de produção e de consumo, com o destaque para a região Nordeste que é a maior produtora (Borges; Brasil, 2014). A banana é a principal fruta produzida no mundo, e a segunda produzida no país. Em 2019, a produção brasileira atingiu 6,7 milhões de toneladas, tornando o país o quinto maior produtor mundial (FAO, 2019, IBGE, 2022). A bananicultura tem importância no Estado do Mato Grosso tanto para o consumo interno quanto para comercialização em outros estados, contudo, a produtividade da cultura está na dependência do manejo correto. Dados do IBGE (2022) relatam que o Estado de Mato Grosso produziu em 2016 em torno de 57 mil toneladas de frutas, as quais foram utilizadas para o consumo interno e para comercialização em outros estados. Diante deste fato, a ocorrência de Sigatoka-negra em Cáceres, em 1999, trouxe sérios prejuízos para esta atividade econômica no Estado (Souza; Feguri, 2004). Ademais, a expansão da bananicultura nacional enfrenta sérios problemas fitossanitários, como o mal-do-Panamá (Fusarium oxysporum f. sp. Cubense), a Sigatoka-amarela (Mycosphaerella musicola) e a Sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis), sendo esta última, o principal problema fitossanitário da cultura da banana em todo o mundo (Cordeiro et al., 2004; Cordeiro; Matos, 2012).

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.