Guardiões da biodiversidade de abelhas sem ferrão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: WOLFF, L. F.; BONOW, R.; MAYER, F. A.; SCHUHLI, G. S. e; MAYOR, E. R. S.

Resumo: No Brasil, a criação de abelhas sem ferrão, as meliponíneas (Hymenoptera: Apidae: Meliponini) começou bem antes do século 17, muito anteriormente à introdução da espécie Apis mellifera, as abelhas com ferrão, pelos imigrantes europeus. Muito antes do mel de abelhas melíferas ser provado em nosso país, os brasilei- ros da época, nativos e imigrantes, já conheciam os produtos das abelhas sem ferrão, também conhecidas por abelhas indígenas. Porém, para além da produção de mel, as abelhas possuem importância econômica associada à polinização de diversos cultivos e espécies nativas. Mas, especialmente no Hemisfério Sul, ocor- re um declínio de polinizadores associado ao aumento da supressão de áreas nativas, com a falta de locais para nidificação, expansão de áreas agrícolas e das cidades, como também o uso inadequado de práticas agrícolas, como o uso de diferentes agrotóxicos (ou defensivos agrícolas).

Ano de publicação: 2022

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.