Agricultura de baixa emissão de carbono em regiões semiáridas: experiência brasileira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GIONGO, V.; ANGELOTTI, F.

Resumo: O aumento da concentração dos gases de efeito estufa (GEE) a partir da revolução industrial se tornou um alerta para as atividades antrópicas. Ampliando-se o grau de informação sobre as consequências que as emissões desses gases têm para a vida no planeta, a opção por estratégias de produção que resultem em mínimo impacto ambiental tornou-se uma necessidade. Fortalecendo o conceito e a perspectiva da sustentabilidade, o presente livro traz, à luz da visão sistêmica, interconectada e interdependente, os fatores, fenômenos e processos que ocorrem no Semiárido brasileiro para desenvolver uma agricultura de baixa emissão de carbono. Nessa ótica, a pesquisa tem tido um papel importante para promover a sustentabilidade, nas vertentes ambiental, econômica e social, frente aos impactos negativos dos cenários climáticos sobre os ambientes naturais e os sistemas agropecuários. Entretanto, a partir desse desafio, surgiram novas oportunidades, por meio da integração de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, resultando na proposição de tecnologias que promovem a adaptação dos sistemas de produção e contribuem para a segurança alimentar e o controle das emissões dos GEE. Tecnologias e práticas sustentáveis são alternativas imperativas para aumentar o estoque de carbono e reduzir os impactos das mudanças climáticas, aumentando a produtividade dos agroecossistemas no Semiárido. Este livro descreve algumas estratégias e práticas agrícolas que podem ser utilizadas como tecnologias de baixa emissão de carbono e contribuem para a construção de agroecossistemas sustentáveis. Entre elas, destacam-se a seleção de espécies de plantas tolerantes aos estresses bióticos e abióticos, uso de condicionadores de solo com múltiplas funções, adoção de sistemas de plantio direto, uso de adubos verdes (coquetel vegetal), tecnologias para estocar água e melhorar sua eficiência e produtividade, a incorporação de fontes energéticas renováveis, experiências de integração lavoura-pecuária-floresta e desenhos de agroecossistemas multifuncionais. Todas essas estratégias precisam ser analisadas e integradas às estruturas edafoclimática, econômica, política e social do Semiárido. Além de apresentar as pesquisas desenvolvidas no Semiárido, o livro traz análise e elementos para a proposição de políticas públicas, associadas à necessidade de aumentar a capacidade adaptativa e mitigatória da sociedade e da economia regional diante das mudanças climáticas. Essas informações e o avanço do conhecimento contextualizado que foram reunidos neste livro poderão contribuir para o fortalecimento da capacidade de condução de sistemas agrícolas sustentáveis em regiões semiáridas para fazer frente aos cenários climáticos.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.