Germinação e vigor de sementes em clones de camucamuzeiro com diferentes substratos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, W. M. O. do; BANDEIRA NETO, N. C.; RAMOS FILHO, F. L. de S.; PANTOJA, C. D.; SOUZA, O. T. de

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos na germinação e no vigor das sementes de três clones da camucamuzeiro (Myrciaria dubia) em condições de viveiro. O experimento foi realizado no viveiro de produção de mudas da Embrapa Amazônia Oriental, localizado no município de Belém, PA. Foram utilizadas sementes extraídas de frutos maduros de camu-camu em três clones, Cpatu 8, 9 e 10 coletadas de plantas estabelecidas no Banco Ativo de Germoplasma de camucamuzeiro da Embrapa Amazônia Oriental. Os frutos colhidos apresentaram a coloração vermelha arroxeada. Para facilitar a retirada da mucilagem que envolve as sementes, os frutos foram previamente deixados imersos em água por 72 horas, a partir do dia da coleta. Em seguida as sementes foram deixadas para a secagem superficial sobre papel toalha por 24 horas. O teste de germinação foi realizado com os substratos empregando 50 sementes por repetição. Os resultados, obtidos aos 80 dias após a semeadura, foram expressos em porcentagem de plântulas normais. Para a determinação da porcentagem de germinação foram utilizados quatro tipos de substratos, sendo: areia lavada, areia + serragem, casca de arroz carbonizada e vermiculita. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial de dois fatores, sendo: três clones x quatro tipos de substratos. Totalizando doze tratamentos, com quatro repetições de 50 sementes cada. Concomitantemente ao teste de germinação foi calculado o índice de velocidade de emergência. Os dados foram submetidos à análise de variância por meio do agrupamento de médias a 5% de probabilidade. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que, independente do tipo de substrato utilizado, as sementes de camucamuzeiro (Myrciaria dubia) dos clones Cpatu-9 e 10 destacam-se por possuírem maior vigor.

Ano de publicação: 2022

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.