Avaliação da macrofauna edáfica em plintossolo pétrico com cultivos agrícolas usando armadilhas de queda.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FRAGOSO, D. de B.; CUSTÓDIO, D. P.; ALMEIDA, R. E. M. de; COSTA, R. V. da

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a macrofauna edáfica em plintossolos com cultivos agrícolas no município de Paraíso do Tocantins, região central do Estado do Tocantins, Brasil. Para as coletas foram utilizadas armadilhas de queda (Pitfall) com coletas semanais no período de abril a junho do ano de 2022. Para o estudo, foram selecionadas quatro áreas: Área 1 - Nativa, caracterizada pela vegetação de cerrado; Área 2 - cultivada com milho e próxima a Área 1; Área 3 - cultivada com milho e afastada (± 03 Km) da Área 1; Área 4 - cultivada com sorgo e ligada na Área 3. Para caracterização da macrofauna utilizou-se um padrão de distribuição, considerando-se os índices de ocorrência (IO) e de dominância (ID) das espécies, agrupadas por Ordem, como indicador da frequência e da ocorrência da quantidade de indivíduos coletados. Um total de 4.879 indivíduos foram coletados e agrupados em 5 Classes e 12 Ordens: Anura (Classe Anfíbia), Araneae (Classe Aracnida), Blattodea, Coleoptera, Dermaptera, Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera e Ortoptera (Classe Insecta), Polydesmida (Classe Diplopoda) e Pulmonata (Classe Gastropoda). As ordens Coleoptera (besouros), Ortoptera (grilos), Dermaptera (tesourinhas) e Diptera (moscas) apresentaram maior abundância e foram classificadas na categoria de ordem comum nos cultivos de milho e sorgo. Na área de ambiente natural constituída por um fragmento de cerrado as Ordens comuns foram Coleoptera (besouros), Hymenoptera (formigas) e Araneae (aranhas). No presente estudo foi possível conhecer parte da macrofauna edáfica presente em plintossolos pétricos em ambiente nativo e com cultivos agrícolas. As informações geradas contribuem para o conhecimento e compreensão do importante papel destes organismos em sistemas agrícolas de produção.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.