Fungos associados ao apodrecimento de vagens e grãos de soja nas safras 2020/2021 e 2021/2022.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VERSARI, L. R.; WRUCK, D. S. M.

Resumo: Nas últimas safras, técnicos e produtores agrícolas da região médio-norte do estado de Mato Grosso (MT) tem relatado o aumento significativo de áreas acometidas pelo apodrecimento de grãos e vagens de soja. Foram observadas perdas de rendimentos, em função da abertura de vagens e germinação de grãos; má formação de grãos e altas incidências de grãos ardidos e mofados. O trabalho objetivou-se avaliar a sanidade de grãos e vagens podres (sintomáticos) e sadias (assintomáticos) de soja. Foram coletadas amostras de vagens na safra 2020/2021 de oito cultivares que se encontravam entre os estádios fenológicos R7.1 e R7.3 e na safra 2021/2022 de sete cultivares que estavam no estádio fenológico R6, no município de Sorriso (MT). Para cada cultivar, oito fragmentos de vagens sintomáticas e oito fragmentos de vagens assintomáticas, coletadas de quatro plantas, foram desinfestados superficialmente em hipoclorito de sódio a 2% por 2 minutos e posteriormente foram lavadas em água estéril. Em seguida foram transferidos quatro fragmentos de vagens para cada placa de Petri com meio de cultura ágar-água. As sementes das vagens isoladas foram imersas em hipoclorito de sódio 1% por 3 minutos e lavadas em água destilada estéril. Depois foram transferidas para caixas gerbox com 3 lâminas de papel filtro embebidas com água estéril. As placas de Petri e caixas gerbox foram incubadas a 25 ± 2 °C. A identificação dos fungos desenvolvidos sobre os grãos e vagens foi realizada a partir de observações das características reprodutivas fúngicas em lâminas de microscópio óptico. Os dados foram submetidos à análise descritiva de incidência de cada gênero fúngico. Foram detectados os fungos Cercospora sp., Diaporthe sp., Phoma sp., Fusarium sp., Macrophomina sp., Colletotrichum truncatum e Corynespora cassiicola. Os fungos com maiores incidências em vagens e grãos sintomáticos em ambas safras foram Diaporthe sp. e Fusarium sp. Em vagens e grãos assintomáticos houve uma maior incidência de C. Kikuchii e Diaporthe sp. na safra 2020/2021, e de Diaporthe sp. e Fusarium sp. na safra 2021/2022. Foi observada uma influência da época de coleta, na incidência de fungos em grãos e vagens sintomáticas, apresentando uma maior contaminação de fungos em amostras coletadas mais tardiamente, na fase de maturação. Mais estudos precisam ser desenvolvidos para identificar os fatores associados à ocorrência de apodrecimento de grãos e vagens na cultura da soja na região médio-norte do estado de Mato Grosso.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.