Pecuária leiteira e comércio de queijos em Minas Gerais, séculos XVIII-XX.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARRARA, A. A.; BENITES, F. R. G.

Resumo: O primeiro censo agropecuário brasileiro em 1920 registrou que Minas Gerais respondia por metade do leite vendido no país e por quase dois terços do queijo, apesar de seu rebanho bovino corresponder a 20,6% do total no país. E a despeito de sua relevância econômica (em 2020 foi responsável por 35% do PIB agropecuário de Minas Gerais), a pecuária leiteira não recebeu atenção significativa da historiografia. Alicerçada num conjunto diversificado de fontes quantitativas e qualitativas, este artigo tem por objetivo estudar os fatores determinantes da pecuária leiteira em Minas Gerais que remontam ao século XVIII e fortaleceram-se no século XIX pelo crescimento do mercado consumidor, pela aptidão leiteira do rebanho bovino e pela precoce disseminação de uma forrageira africana, o capim-gordura (Melinis minutiflora).

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.