Adequação do método da zona agroecológica (FAO­33) para estimativa do acúmulo mensal potencial de matéria sêca da cana-­de-­açúcar (Saccharum spp.), e da produtividade agrícola para diferentes condições climáticas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARBIERI, V.; SILVA, F. C. da

Resumo: RESUMO: O objetivo desse trabalho foi relacionar as interações do clima com a produtividade agrícola da cana-de-açúcar. Uma metodologia é apresentada para quantificar os efeitos do clima sobre a produtividade agrícola, mediante um conjunto de componentes, estimando-se somente a produtividade potencial. Adequou-se o Método da Zona Agroecológica FAO33, para condições ideais de solo (físicas, hídricas e quimicas) e de fitossanidade. Foi verificada uma relação linear significativa entre matéria seca líquida (MSL) observada e os valores de matéria seca bruta (MSB) estimadas pelo modelo, obtendo- se a equação MSL= 0,436x MSB estimada. A produtividade (t colmos/ha) será obtida multiplicando se o MSL por 2,12. Esse modelo requer adequação do IAF mensal e da fração RFA da radiação, em condições de dias claros e nublados, como função da temperatura do ar e da insolação durante o ciclo da cana.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.