Utilização de resíduos de batata-doce na alimentação de aves coloniais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ZABALETA, J. P. L.; ANCIUTI, M. A.; CHIELLE, Z. G.; THIESSEN, H.; GONÇALVES, M. C.

Resumo: Na região produtora de batata-doce do RS, onde destaca-se o município de Mariana Pimentel, significativa parcela dos agricultores familiares são dependentes da renda gerada pela batatadoce e pelo fumo. A disponibilidade de resíduos de batata-doce estimulou a realização de uma experiência de seu processamento e secagem em estufa de fumo com o objetivo de sua posterior utilização na composição de ração para aves coloniais. A diversificação do sistema, com a autonomia na produção do componente energético da ração, poderia permitir maior autonomia aos avicultores coloniais. O trabalho foi conduzido utilizando metodologia participativa e em parceria entre o "Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça" - CAVG/UFPel, Secretaria de Agricultura de Mariana Pimentel-RS, Fepagro-RS (Taquari), Brastec Nutrição, Senar-RS e Embrapa Clima Temperado. Os resultados obtidos mostraram bom desempenho zootécnico quanto ao ganho de peso, onde as aves atingiram 2.650 gr. na 14ª semana, superiores ao peso padrão esperado (2.601 gr/ave).

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.