Desempenho de bovinos cruzados, machos não castrados e fêmeas, terminados em confinamento.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FACHINI, B. C.; BERNDT, A.; TULLIO, R. R.; NASSU, R. T.; FERNANDES, R. M.; CHAVES, A. S.; ALENCAR, M. M. de

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho em confinamento de 27 machos não castrados e 31 fêmeas filhos de vacas ½ Angus x ½ Nelore e vacas ½ Simental x ½ Nelore, inseminadas com sêmen de touros das raças Angus e Limousin. Os animais foram mantidos em baias individuais descobertas com consumo ad libitum. Os machos apresentaram maior peso (P≤0,05) vivo inicial e final (242,4 e 450,4 kg, respectivamente), quando comparados às fêmeas (221,6 e 374,6 kg, respectivamente). O ganho médio diário de peso dos machos (1,579 kg) foi maior (P≤0,05) que o das fêmeas (1,226 kg). A conversão alimentar foi de 6,455 kg/kg para machos e de 7,282 kg/kg para fêmeas. Os machos apresentaram maior média (P≤0,05) de rendimento de carcaça quente do que as fêmeas (57,25% e 54,93%, respectivamente). Todos os cruzamentos avaliados possibilitaram o abate dos animais aos 12 meses de idade, independentemente do sexo.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.