Atividade enzimática total como indicador de sustentabilidade em agroecossistemas do semiárido sergipano.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, O. S. de; PEDROTTI, A.; FERREIRA, E. P. de B.; SANTOS, D.; SILVA, T. O. da; SANTOS, C.; RAMOS, V. C.

Resumo: O uso de sistemas intensivos e convencionais de cultivos agrícolas baseados no uso de grandes quantidades de fertilizantes e agrotóxicos pode comprometer seriamente a qualidade do solo. O propósito do presente estudo foi estudar o comportamento da atividade enzimática total (AET) como indicador de qualidade do solo e de sustentabilidade ambiental em agroecossistemas do semiárido sergipano em cinco áreas representativas do modelo de uso do solo nesta região. O solo das áreas estudadas foi previamente selecionado segundo critérios de homogeneidade edáfica e tempo de cultivo. A atividade enzimática total foi determinada pelo método da hidrólise do diacetato de flueresceína (FDA). Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando o programa Sisvar de análise estatística. Os resultados observados para este indicador indicaram uma sensível melhora na atividade microbiológica total do solo quando este foi utilizado no sistema de cultivo mínimo ou com pastagem associada à algaroba.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.