Variabilidade espacial do armazenamento de água em um solo arenoso cultivado com videiras irrigadas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BASSOI, L. H.

Resumo: O conhecimento do comportamento espacial da água no solo é fundamental para um manejo mais preciso da irrigação. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de técnicas geoestatísticas, a variabilidade espacial da armazenagem de água no solo. O trabalho foi realizado em uma área, com solo de textura predominantemente arenosa (Neossolo Quartizarênico), cultivada com videira e irrigada por microaspersão, no município de Petrolina, Pernambuco. O monitoramento da água no solo foi realizado por meio de tensiometria. As análises de estatística descritiva e geoestatísticas, necessárias para a interpolação dos resultados pelo processo de krigagem, foram realizadas pelos programas STATISTICA Development Environment, GS+ e GeoR. Os resultados mostraram que a geoestatística foi adequada para descrever a estrutura de dependência espacial da armazenagem de água no solo. Assim, a decisão da aplicação de água de irrigação baseado em atributos do solo deve considerar a extensão de cada zona homogênea, e quais poderão contribuir para uma manejo diferenciado da irrigação durante o ciclo da videira.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.