CEVAD estufa: cultivo de erva-mate em alta densidade em estufa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AGUIAR, N. S. de; TOMASI, J. de C.; VIEIRA, L. M.; DUARTE, M. M.; GABIRA, M. M.; WENDLING, I.

Resumo: O sistema CEVAD estufa para a produção de massa foliar de erva-mate apresenta as seguintes vantagens: alta produtividade em pequena área; curtos intervalos de colheita; e produção de material comercial (folhas jovens e maduras) a partir do primeiro ano, com possibilidade para diferentes aplicações. Pode-se citar também a facilidade no monitoramento e controle de pragas e doenças, redução da mão de obra e possibilidade de automação da colheita. A adoção deste sistema, entretanto, requer atenção ao alto custo inicial de investimento em estrutura, com a aquisição de grande número de mudas e a necessidade de um controle rigoroso da fertirrigação, a fim de evitar deficiência hídrica, deficiência ou excesso de nutrientes às plantas. Para tanto, indica-se o acompanhamento de assistência técnica contínua e mão de obra especializadas para a implantação e o manejo deste sistema. Ainda não foram realizados estudos de longo prazo, mas plantas com redução do vigor ao longo do tempo devem ser substituídas para manter a sustentabilidade econômica do sistema produtivo. Este trabalho apresenta aderência a diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial dos ODS 2, 8 e 12, por abordar uma tecnologia desenvolvida para o cultivo de erva-mate em alta densidade, que visa incentivar a produção e o uso sustentável da espécie, reduzindo também a pressão pelos remanescentes florestais.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.