Isolamento de células gigantes em galhas de raízes de leguminosas por microdissecção a laser (MDL).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NIELEN, S.; SA, M. F. G. de; GUIMARAES, P. M.; ARAUJO, A. C. G. de

Resumo: O desenvolvimento de novas estratégias para a produção de cultivares resistentes aos nematoides das galhas inclui o maior conhecimento de genes envolvidos no desenvolvimento de células gigantes (CG), formadoras dos sítios de alimentação, durante a infecção de plantas suscetíveis por nematoides da galha. A análise transcricional baseada em todo o tecido da raiz ou da galha formada pelo parasita resulta na identificação de numerosos genes diferencialmente expressos. Para identificar genes específicos da interação planta-nematoides formadores de galhas (NFG) e genes de suscetibilidade que possibilitam a infecção, uma abordagem promissora é estudar o transcritoma específico das CGs. Neste estudo, a técnica de microdissecção a laser foi estabelecida para isolamento de CGs produzidas por Meloidogyne spp., em formação nas raízes de leguminosas (soja e amendoim) suscetíveis. Para tal, CGs de segmentos de raízes coletados após a inoculação com Juvenis 2 (J2) e incluidos em Paraplast foram microdissectadas a laser, e utilizadas para extração do RNA, seguida da síntese de DNA complementar, e da amplificação por PCR de genes expressos constitutivamente, como indicação indireta da integridade do RNA. O detalhamento do método e fluxo de trabalho aqui descritos para microdissecção a laser de CGs e células vasculares das raízes dessas leguminosas, com subsequente isolamento de RNA, constitui uma ferramenta importante para a análise molecular detalhada durante a interação planta-patógeno.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.