Diagnóstico da sucessão e renda familiar e manejo da agrobiodiversidade na rede de sementes crioulas e agroecológicas do Rio Grande do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BEVILAQUA, G. A. P.; MIURA, A. K.; SANTOS, A. C.; INHAIA, A. A.; SCHIAVON, M. S.

Resumo: A preocupação com a baixa atratividade da agricultura familiar reveste-se em problema preocupante para a produção de alimentos e a permanência do jovem no empreendimento agrícola. A produção agroecológica de alimentos e de sementes pode representar um importante acréscimo em renda e bem-estar para as famílias. Com intuito de avaliar a composição e renda familiar e o manejo da agrobiodiversidade foi realizado diagnóstico em 211 famílias da Rede de Sementes Crioulas e Agroecológicas Sul. Foi observada uma presença marcante de jovens e mulheres responsáveis pela gestão do empreendimento familiar, alcançando cerca de 30%, bem como um número expressivo de jovens abaixo de 20 anos. A produção agroecológica diversificada e de sementes contribui para a composição da renda das famílias, reduzindo os custos de produção, sendo que 55% das UPFs comercializa sementes. Percebeu-se diferenças marcantes nas estratégias utilizadas pelos agricultores da rede, comparado ao demais agricultores, ligadas a utilização da lógica camponesa de produção tendo como premissa o autossustento das famílias e um grande número de espécies cultivadas.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.