Narrativas sobre a gestão e manutenção de serviços ambientais protagonizadas por agricultores e pescadores amazônicos: a construção do acordo de pesca do Lago do Amanary, Urucará, AM.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, L. de J. de S.; MENEGHETTI, G. A.; SANTOS, A. C. dos; PINHEIRO, J. O. C.; ERAZO, R. de L.; ALVES, R. B. de S.

Resumo: O trabalho apresenta a construção e a consolidação do acordo de pesca de base comunitária como alternativa para a gestão dos recursos pesqueiros e a manutenção dos serviços ambientais das comunidades rurais do Lago do Amanary, Urucará, AM. Os agricultores e pescadores relatam que, ao longo do tempo, a pesca deixou o caráter de autoconsumo e passou a ser uma atividade econômica e exploratória, levando à redução drástica dos estoques naturais de algumas espécies de peixe. Como consequência, esses agricultores e pescadores do lago se engajaram em ações que visam à preservação e manutenção dos recursos pesqueiros e serviços ambientais. Essas ações culminaram na elaboração de um acordo de pesca, que suspendeu o uso de diversos instrumentos de pesca, assim como todo tipo de malhadeira, além de estabelecer regras de conservação das matas ciliares e proibição da caça na borda do lago. Ouvindo os atores, colhemos relatos sobre o processo de construção do acordo, o despertar da consciência para a sustentabilidade da pesca, o percurso e as articulações com organizações sociais e políticas, bem como a resistência à construção do acordo e a importância do protagonismo das comunidades.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.