Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, V. B. V.; MACHADO, C.; SILVA, R. K. da; RIBEIRO, A. B. de S.; SCABIN, A.

Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS.

Ano de publicação: 2023

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.