Colheita mecanizada de gergelim: adaptações com foco na redução das perdas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FIORESE, D. A.; SILVA, C. J. da; ARRIEL, N. H. C.; SALVADOR, A. L.; CAMARGO, G. Z.; SIQUEIRA, M. V.; MACHADO, D. A.; SILVA, A. C. A. da; PAULA, J. de

Resumo: Neste trabalho objetivou-se mensurar as perdas na colheita de gergelim com duas colhedoras de grãos adaptadas para a cultura. Os dados foram obtidos em uma lavoura comercial pertencente a Fazenda Porta do Céu, no município de Campo Novo do Parecis, MT, em uma área de 857 hectares, divididos em três talhões, nos quais tinha-se cultivado as cultivares BRS Anahí e Trebol. As adaptações estavam focadas nas plataformas, as quais tinham a base (?tabuleiro?), o molinete, e o sem fim (caracol) modificados, além de proteções laterais e sobre o chassi para evitar grãos arremessados. Inicialmente em cada talhão foramestimadas as produtividades médias de grãos coletando-se pontos aleatoriamente. Pouco antes da colheita, obteve amostras (0,5 m2) de grãos caídos ao solo para a obtenção das perdas naturais, fator comum na cultura. Por fim, para avaliação das perdas mecânicas provocadas pela ação dos mecanismos das colhedoras, utilizou-se de gabaritos com 0,5 m2 cobertos com tecido de ráfia, com os quais coletava-seo material vegetal (palha, cápsulas e os grãos) durante a operação de colheita. Constatou-se que a perda média variou entre 18% e 20%, sendo bastante inferior a percentuais encontrados em dados da literatura que mencionam, comumente, desperdícios na ordem de 40% ou superior. Assim, pode-se afirmar que as adaptações e/ou melhorias realizadas pelo produtor e sua equipe, surtiram efeito positivo e permitiram ganhos de rendimento devido a redução das perdas na colheita para as duas cultivares.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.