Desenvolvimento de Bactrocera carambolae por demandas térmicas em diferentes alimentos em condições térmicas do Pará e Roraima.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PESSOA, M. C. P. Y.; ADAIME, R.; MINGOTI, R.; PARANHOS, B. A. G.; HUTTEMBERGUE, M. A.; JESUS, C. R. de; COSTA, J. C. T. A.

Resumo: Bactrocera carambolae (Diptera: Tephritidae) é uma praga quarentenária presente (PQP) sob controle governamental brasileiro em áreas dos estados do Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). As necessidades térmicas (limiar inferior de desenvolvimento e soma de graus-dias) de suas fases imaturas (ovo, larva e pupa) e os períodos médios de pré-oviposição da fêmea (fpo) em carambola (Averrhoa carambola), goiaba (Psidium guajava) e em dieta artificial para a criação em laboratório estão disponíveis em literatura. Zoneamentos disponibilizados pela Embrapa indicaram municípios brasileiros mais favoráveis à maior ocorrência de B. carambolae. Este trabalho estimou o desenvolvimento de B. carambolae considerando suas demandas térmicas em quatro municípios do PA e dois de RR indicados com aptidão. As durações dos períodos de ovo, larva, pupa, imaturo completo e ovo à fêmea ovipositora (ou fêmea ativa) foram obtidos considerando as exigências térmicas do inseto e a fpo, separadamente por alimento (carambola, dieta artificial ou goiaba) em cada cenário municipal avaliado. Os graus-dias acumulados por fase, durante o período de um ano (janeiro a dezembro), foram calculados em calculadora da Universidade da Califórnia (UC-Davis), levando em conta as temperaturas máximas e mínimas médias mensais municipais, as quais foram obtidas a partir das temperaturas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Sete gerações completas de B. carambolae foram observadas em dieta artificial, seis predominantemente em carambola e nove em goiaba. Os tempos médios de desenvolvimento das fases de vida consideradas foram determinados e as fases imaturas foram avaliadas (ANOVA, testes F e Tukey a 10% de significância), identificando diferenciações nas durações médias nos municípios estudados. Os resultados obtidos apoiam as políticas públicas de manejo local de B. carambolae.

Ano de publicação: 2023

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.