Morfologia das estruturas anatômicas da madeira de duas espécies amazônicas com vistas à produção de celulose e papel.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, M. de L.; SILVA, W. D. S. da; REIS, P. C. M. dos R.; REIS, L. P.; SANTOS, A. dos S.; SOUZA, F. I. B. de

Resumo: As espécies Hevea guianensis Aubl. e Glycydendron amazonicum Ducke pertencem a região amazônica e são utilizadas em diversas formas no mercado comercial, no intuito de atribuir uma nova utilização para as espécies, o objetivo da pesquisa foi caracterizar e analisar as propriedades morfológicas das madeiras de Hevea guianensis e Glycydendron amazonicum visando a produção de papel. Os materiais botânicos foram obtidos da Xiloteca da Embrapa Amazônia Oriental, foram feitas análises de caracterização macroscópica e organoléptica da madeira, análise da morfologia das fibras, para o cálculo do índice de Runkel, coeficiente de flexibilidade, índice de enfeltramento e fração parede. A descrição macroscópica demonstrou que ambas as espécies apresentaram parênquima axial, raios e vasos visível a olho nu seção transversal e com lente de 10x na seção tangencial. O H. guianensis apresentou índice de Runkel de 0,38, coeficiente de flexibilidade de 62,42%, índice de enfeltramento de 50,93 e fração parede de 37,58%. Já a espécie G. amazonicum apresentou índice de Runkel de 1,33, coeficiente de flexibilidade de 42,53%, índice de enfeltramento de 62,76 e fração parede de 56,7%. De acordo com o índice de Runkel as fibras da madeira de glícia foram consideradas regulares para produção de papel, o coeficiente de flexibilidade e a fração parede apresentaram resultados insatisfatórios o mais satisfatório foi o índice de enfeltramento obteve resultados de acordo com indicado para a produção de papel.

Ano de publicação: 2021

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.