Organismos participativos de avaliação da conformidade orgânica e oportunidade para acesso a mercados em rede: experiência do Projeto algodão em consórcios agroecológicos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, T. P. de; PACHECO, C. S. G. R.; OLIVEIRA, L. M. S. R. de; NASCIMENTO, J. A. do; VIEIRA, D. D.; SILVA, A. F.; MARINHO, C. M.; SANTIAGO, F. dos S.; SCHEPP, A. M. dos S.; MEIRA, R. A.

Resumo: O enfrentamento da realidade da insegurança alimentar no Semiárido do Brasil passa pela necessidade da organização da produção agrícola de sistemas produtivos da agricultura familiar em bases agroecológicas. Vem da agricultura familiar parte significativa da produção de alimentos para suprir circuitos de comercialização mais justos e solidários. Esse relato de experiência pretende dar luz à reflexão e demonstrar que é possível consolidar um modelo de sustentabilidade de produção agroecológica no Semiárido do Nordeste brasileiro, com agregação de valor para acesso a mercados por meio da certificação orgânica de Sistemas Participativos de Garantia em agroecossistemas de produção familiar dos Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPACs), gerando inclusão econômica e social de homens, jovens e mulheres rurais de populações tradicionais da agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, quilombolas e indígenas, com mitigação e adaptação climática e na perspectiva de desenvolvimento de paisagem.

Ano de publicação: 2022

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.